SOBRE O CURSO
O programa de Pós-graduação em Enfermagem em UTI Pediátrica e Neonatal visa a capacitação e o embasamento técnico-científico do enfermeiro e o preparando para assumir posição de gestão, liderança e administração de recursos materiais e tecnológicos.
OBJETIVOS
Preparar enfermeiros nas diferentes áreas do tratamento intensivo em pediatria e ao neonato. Promover o cuidado de uma forma holística, visando o paciente, a família, funcionários e gestão de uma unidade de tratamento intensivo. Capacitar o enfermeiro, nas diferentes funções do cuidado intensivo pediátrico e neonato, para atuar de forma multidisciplinar, compondo equipes compostas por profissionais de diferentes áreas. Executar com excelência o Diagnóstico de enfermagem em UTI Pediátrica e Neonatal; na Nutrição do paciente crítico; monitoramento do paciente crítico; relacionamento com familiares de pacientes. Aspectos éticos. Relatório de enfermagem. Procedimentos de enfermagem em UTI Pediátrica e Neonatal. Estudar temas gerais relativos à terapia intensiva em geral, como a ventilação mecânica, a infectologia, bem como tópicos específicos voltados para a assistência de urgência e emergência, assim como os preceitos e protocolos para unidades de terapia intensiva infantil. Conhecer os aspectos éticos.
MERCADO DE TRABALHO
- Hospitais de médio e alta complexidade.
- Clínicas médicas.
- Clínica de hemodiálises.
- Convênios Médicos.
- Atendimento particular de acompanhamento hospitalar ou domiciliar à criança e/ou ao paciente neonato.
CURIOSIDADES
Existe campo de trabalho para o profissional especializado em UTI Pediátrica e Neonatal? Resposta: Sim. Existe uma demanda grande por esse profissional enfermeiro especialista em UTI Pediátrica e Neonatal, não somente em hospitais mas também em clínicas onde se encontram pacientes graves desospitalizados, e ainda que estejam em seu domicílio.
O campo para o Enfermeiro Especializado UTI Adulto está saturado? Resposta: Não. Pelo contrário, existe uma grande procura por esse profissional especialista, responsável por procedimentos de alta complexidade, tanto em atendimento hospitalar quanto em atendimento domiciliar.