Sobre o Curso:
A abordagem dada no Curso em Ciências da Religião tem como proposta a formação inicial para o exercício da docência do Ensino Religioso na Educação Básica, alternando entre métodos analíticos, com bases filosóficas, e métodos linguísticos e históricos.
Além de investigar sistematicamente religiões em todas as manifestações, a Ciência da Religião não tem o propósito de questionar religiões, mas sim conhecer princípios, como ação educativa construída e focalizada na valorização e no reconhecimento da diversidade cultural religiosa.
As disciplinas do Curso em Ciências da Religião visam estudar, por meio do exercício do diálogo, da pesquisa, do estudo, da construção, da reconstrução e da socialização dos saberes, as relações de poder que permeiam as concepções históricas, culturais e religiosas que constituem as sociedades.
Perguntas Frequentes
1. O que é R2? E qual a diferença entre R2 e 2ª Licenciatura? E qual a resolução que ampara os dois programas?
Resolução 2 e Segunda Licenciatura são programas de formação amparadas pela resolução 2/2019 que estabelece as normas de diretrizes para a oferta dos dois programas. A diferença entre eles é que R2 atende aos formados em cursos tecnólogos e bacharéis ao passo que segunda licenciatura está, obviamente, destinada a alunos portadores de uma primeira licenciatura.
2. Existem práticas pedagógicas? E como funcionam?
Sim, existem práticas pedagógicas em ambos cursos e serão híbridas, na seguinte forma: o aluno realiza toda a prática no Ambiente Virtual de Aprendizagem e ao final realiza uma entrevista em uma escola qualquer e sobe a entrevista no mesmo ambiente virtual. A carga horária das práticas pedagógicas, para licenciados é de 200 horas e para tecnólogos e bacharéis é de 400 horas.
3. O curso tem TCC e como funciona?
Sim, os cursos exigem TCC e é um artigo científico postado totalmente on-line.
4. Os alunos, ao final do programa, recebem um certificado ou um diploma?
Ao final do programa, os alunos recebem um diploma com 1200 horas, referenciando a resolução 2.